sábado, 11 de fevereiro de 2017

Respiração e postura: qual a relação?

O dia-a-dia agitado leva muitas pessoas à rapidez em quase tudo que fazem. E quando mal percebem já estão a executar tudo automaticamente. Assim, os cuidados com a postura também parecem ficar em último plano. A postura inadequada, por sua vez, acaba por contribuir bastante para uma má respiração e vice-versa. Talvez não se aperceba, mas pode estar a respirar de uma forma totalmente incorreta há bastante tempo e a prejudicar a sua própria saúde por causa disso.

Qual a relação entre os erros posturais e os erros de respiração?


Os músculos, os órgãos e os ossos estão todos “interligados”, então quando respiramos mal, isso tende a refletir-se no nosso comportamento postural e o contrário também pode ser observado. Se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória, ele aprende a assumir uma determinada postura que, de repente, evita as dores decorrentes do problema, mas que está incorreta. Pelo contrário, se a pessoa assumir posturas incorretas por outras razões também pode influenciar a respiração, visto que a má postura prejudica os órgãos e o seu funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e, assim, a respiração não completa o seu ciclo, como resultado o organismo não funciona ao seu ritmo.

Daí a importância de proporcionar uma maior flexibilidade da musculatura, devido ao facto de “encurtarmos” os nossos músculos e promovermos posturas inadequadas durante nossa vida. Na prática clínica observamos a dificuldade que as pessoas possuem em promover uma boa dinâmica respiratória.

Vale a pena salientar…
Os indivíduos sedentários apresentam pior função pulmonar quando comparados com os ativos. E um dos efeitos da inatividade, é alteração da mobilidade muscular, com atrofia, fraqueza, diminuição do número de sarcómeros e aumento na deposição de tecido conjuntivo, levando ao encurtamento muscular. O encurtamento dos músculos da cadeia respiratória leva ao aumento do volume pulmonar em repouso, caracterizando tórax com grande diâmetro, restringindo assim a mobilidade da caixa torácica. Portanto, para que ocorram os ciclos respiratórios de forma adequada, deve haver um sincronismo entre a caixa torácica, os pulmões e a musculatura respiratória, atuando de forma harmoniosa e coordenada para tornar possível um fenómeno tão complexo. Daí a grande importância de uma vida ativa com a prática regular de atividades físicas.

Visite-nos e sinta-se bem!

NBfisio
Osteo_Fisio_Meso_Nutrição_Pilates

Sem comentários:

Enviar um comentário

CENTRO de DIAGNÓSTIO e TERAPIAS do CLUBE DESPORTIVO COVA da PIEDADE Dr.Nuno Barreto


TABELA

TABELA