terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Drenagem Linfática Manual - Método Leduc

O sistema linfático é considerado uma via alternativa de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular numa constante mobilização de líquidos.

Tem como funções:

- Manter o equilíbrio do volume de líquidos existentes no corpo,

- Eliminar parte das substâncias originadas pelo metabolismo celular,

- É responsável pelas reações imunitárias.





A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas das suas funções.

Esta técnica é reconhecida como a componente chave da terapia linfática descongestiva, tendo como objetivo favorecer a circulação linfática nas áreas congestionadas através do aumento da atividade dos vasos linfáticos.

Segundo o Método de Leduc existem duas fases na DLM para efetuar a evacuação dos líquidos intersticiais: a reabsorção e a chamada. A primeira fase consiste na absorção dos líquidos excedentes da região com estase (edema - habitualmente chamado inchaço) e a segunda fase consiste no transporte do líquido através dos vasos linfáticos.


A utilização da DLM está indicada em:

- Edemas pós-traumáticos e pós-operatórios (status pós fraturas, roturas musculares, entorses, pós-cirurgia plástica ou lipoaspiração);

- Edemas por insuficiência congénita/hereditária do sistema linfático (linfedemas primários);

- Edemas pós esvaziamento ganglionar (edemas que surgem após remoção de gânglios em cirurgias oncológicas, por exemplo o cancro da mama);

- Gravidez (a partir do 3º trimestre).

Dependendo da situação a DLM pode não ser suficiente no tratamento do edema linfático, podendo associar-se outras terapias compressivas para potencializar os resultados. Estas incluem as bandas multicamadas, a pressoterapia e as meias/mangas elásticas compressivas.

(Fonte - Leduc, A.; Leduc, O. (2000). Drenagem Linfática: Teoria e Prática (2ª Edição). São Paulo: Manole)

NBfisio
Osteo_Fisio_Meso_Nutrição_Pilates
Visite-nos e sinta-se bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

CENTRO de DIAGNÓSTIO e TERAPIAS do CLUBE DESPORTIVO COVA da PIEDADE Dr.Nuno Barreto


TABELA

TABELA