quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Como utilizar o Método Pilates no Tratamento da Artrose

A artrose é uma doença articular degenerativa que acomete a maior parte da população idosa, sendo a doença reumática mais comum, e em aproximadamente 35% dos casos a articulação acometida é a do joelho.

A sua origem é multifatorial e sua evolução é variável, mas a dor articular e a degeneração da cartilagem hialina de revestimento articular são pontos certos no processo dessa doença.

Fique atento! A origem da artrose é multifatorial – ou seja não é doença de “velho”, pois jovens também podem desenvolver artrose. O desgaste ocorre pelo aumento da carga sobre a articulação ou em parte dela e pode ser gerado por traumas, desalinhamento articular e mesmo pelo envelhecimento.



O Reforço Muscular e sua Importância para o Pilates no Tratamento da Artrose

O reforço muscular é um dos objectivos principais durante o Pilates no tratamento e prevenção da artrose.
Através do reforço muscular conseguimos diminuir a dor, aumentar a força muscular e a amplitude de movimento, facilitar as actividades de vida diária e melhorar a postura.
O joelho é uma das articulações que mais sofre com a doença, mas a anca também é bastante afectada, e elas são articulações de carga, suportam o nosso peso.



Importante:
  • ·         Durante a vida o ser humano tem uma perda de massa muscular.
  • ·         Entre os 25 e 50 anos: É uma perda leve de aproximadamente 10%.
  • ·         Entre 50 e 80 anos: A perda acelera para cerca de 40%.
  • ·         Ou seja, com 80 anos a pessoa teve uma diminuição de massa pela metade (50%).

Assim fica claro que o reforço muscular é importante!

Estudos apontam que diversas actividades como a musculação, isostreching entre outras são também indicadas, mas o Pilates tem algumas vantagens como uma melhor manipulação da gravidade, da base de sustentação e modulação do comprimento de alavancas.


Exercícios de cadeia fechada têm grande importância no estímulo dos mecanorecptores, além de estimular a contracção muscular desenvolvendo força, potência e resistência dentro de movimentos funcionais.

Entretanto, geram uma força compressiva na articulação, logo se o aluno estiver restrito ao apoio do peso não deve ser feito, fora isso, pode ser feito! Porém, o instrutor deve estar atento para que o aluno mantenha uma angulação de segurança.

NBfisio - "Visite-nos e sinta-se bem!"
Osteo_Fisio_Meso_Nutrição_Pilates

Sem comentários:

Enviar um comentário

CENTRO de DIAGNÓSTIO e TERAPIAS do CLUBE DESPORTIVO COVA da PIEDADE Dr.Nuno Barreto


TABELA

TABELA